A real vida de estudante na Irlanda

Estou aqui pra te ajudar no que for preciso, pra te mostrar como é a real vida de um estudante em Dublin, ao meu ponto de vista. Você poderá tirar todas as suas dúvidas, curiosidades e dar sua opinião e sugestão. Eu moro aqui há 11 meses e estou disposta a compartilhar toda a minha experiência com vocês! Sejam bem vindos!

Wednesday 26 October 2011

Dicas para intercâmbio - Faça o seu em 4º passos

Oi leitores, tudo bem?

Hoje quero fazer uma relação sobre os pontos chaves do intercâmbio...
Antes de vir, eu achava que isso era muito distante da minha realidade, que seria quase impossível eu sair do meu país. Claro, eu nunca tinha viajado dentro do Brasil, imagina pro outro lado do mundo. E pra falar a verdade, eu nunca nem tinha pesquisado nada sobre, até que o irmão da minha melhor amiga me mandou um orçamento. Depois de uma conversa com o meu namorado, decidimos ir juntos.

Então primeiro conselho, pesquise antes de falar que está fora da sua realidade, pois hoje com tantas facilidades de pagamento, diminuiu e muito essa distância.


Se seus pais acham que você ainda  não está pronto para isso ou maduro o suficiente, melhor ainda. Pois as vezes, esse maturidade está invisível em você e o intercâmbio é a melhor forma de desenvolver isso. Falo por experiência própria.
Se eles tem medo de ver vocês longe de casa, por motivos de drogas, bebida, muitas festas, isso vai contra tudo o que o intercâmbio tem para te ensinar de bom. Vai da cabeça de cada um decidir o que é certo e errado, e não é porque vocês estão longe de casa que vão optar pelo errado, não é mesmo?
Tudo vai depender de você e da sua resposabilidade, pois não vai ter ninguém pegando no seu pé para fazer as coisas. Se você não limpar a casa, vai ficar imunda, se você não lavar sua roupa, não vai ter pra usar, se você não cozinhar, não vai ter o que comer, se não estudar, não vai aprender.
É ou não o melhor meio para amadurecimento?

Qual a melhor época para ir? Eu acho que depois que terminar o ensino médio, durante faculdade ou logo depois que se formar. No começo do ano entre e janeiro e fevereiro. Ao contrário do que muita gente pensa, não acho que seja perder um ano e sim ganhar um de cultura e aprendizados que nunca nenhuma escola ou faculdade poderá nos dar. O intercâmbio é muito mais do que aprender uma nova língua, é a prender a conviver com as diferenças, amadurecer, crescer culturalmente, pessoalmente e profissionalmente, dar valor as coisas simples e principalmente a nossa família e local de origem e claro, viajar o mundo. E acho que você voltará pra casa muito mais decidido do que fazer, depois de tanta experiência diferente e de um grande auto-conhecimento. E voltar com um intercâmbio no currículo também é muito válido e é sim bem valorizado pelo mercado de trabalho.

Segundo passo, pesquise o país de destino. Procure o maior número de informações sobre ele. Idioma falado, custo de vida, costumes, clima, mercado de trabalho e se você  terá permissão, documentação necessária e tudo o que tiver interesse.
Terceiro passo, pesquise a escola em que vai estudar. Sempre existem muitas escolas, procure bem antes de fechar com uma. Procure conversar com alguém que já estudou ou que esteja estudando na mesma e o que estão falando pela internet. Hoje em dia existe vários meios para descobrir todos os pontos positivos e também os negativos.

Quarto e último passo, procure alguém de confiança para te ajudar porque nao é possivel fazer tudo sozinho.
Eu estou aqui para ajudar no que for possível, fiquem a vontade para mandar dúvidas e curiosidades. Meu email é: liara@bct.ie

Espero ter ajudado :)
Em breve vou postar o depoimento de um pai de um intercambista, aguardem!
Acho que será bem interessante!

Obrigada pela visita e volte sempre!

5 comments:

  1. OLÁ...ESTOU QUERENDO IR PRA IRLANDA..QUERIA MANTER CONTATO...

    ReplyDelete
  2. Oii anna! obrigada por entrar em contato :)
    me manda seu email ou me add no face pra gente conversar! quando você está querendo vir?
    até maiss
    beijos

    ReplyDelete
  3. estou querendo ir agora em janeiro...estou em dúvida entre londres e Irlanda..vc ta na irlanda do norte ou na republica da irlanda? Como foi pra achar um trabalho no inicio? vou apara aprender ingles...vc tb foi com esse objetivo? a recepção ai é como? o desenvolvimento...essas coisas..te add no face...

    ReplyDelete
  4. Oi Liara, td bem ... muito útil seu blog, estou indo em março , já fechei a escola , agora só faltam as passagens , estou vivendo no Brasil com a cabeça em Dublin rs, gostaria de manter contato, tirar algumas dúvidas, se pudfer me ajudar , olha meu e-mail oliv.mar@ig.com.br

    ReplyDelete