A real vida de estudante na Irlanda

Estou aqui pra te ajudar no que for preciso, pra te mostrar como é a real vida de um estudante em Dublin, ao meu ponto de vista. Você poderá tirar todas as suas dúvidas, curiosidades e dar sua opinião e sugestão. Eu moro aqui há 11 meses e estou disposta a compartilhar toda a minha experiência com vocês! Sejam bem vindos!

Thursday 22 September 2011

Trabalhando na Irlanda

Olá meus queridos....

Hoje vou contar sobre as minhas experiências de trabalho em Dublin e dar algumas dicas....

Em seis meses, eu já fiz 4 entrevistas e trabalhei em 4 lugares diferentes.

O primeiro foi no meu segundo mês aqui, eu mandava muitos emails por dia pra todas as vagas possíveis pra fazer qualquer coisa e me chamaram pra fazer Fund Raisers (arrecadadores de fundos) para uma associação para Autistas, nem precisei fazer entrevista. Eu não falava quase nada de inglês, mas topei. Uma amiga foi comigo, encontramos dois irlandeses e fomos para umas cidades do interior. Eu estava tão nervosa, que no meio do caminho eu comecei a passar mal. O trabalho não era difícil, nós tinhamos que pedir permissão nos pubs para pedir dinheiro para os clientes, muitos liberavam e outros não. Depois de algumas fazendo isso, nos trouxeram novamente para Dublin e nos pagaram, recebi 50 euros por isso. Mas nunca mais fomos chamadas.

A primeira entrevista foi para babá, na casa de uma indiana em Malahide (uma praia no norte de Dublin, não muito distante do centro). Eu já estava no meu terceiro mês e um pouquinho melhor no Inglês, mas não muito. Fui na cara e na coragem. Fui super bem recebida, conversamos durante um bom tempo e ela ficou de me ligar no dia seguinte, assim fez e me chamou pra um treinamento no dia seguinte. Nos damos super bem e eu trabalhei uma semana pra ela, como aqui eles tem costume de pagar por semana, na sexta-feira ela me pagou e me dispensou na próxima semana por ser feriado, nessa semana seguinte ela me ligou, me dispensou de novo e depois sumiu. Existe muita gente louca por aqui e é melhor não tentarmos entender.

A segunda entrevista também foi para babá e também na casa de uma indiana, porém era no centro de Dublin. Eu já tinha achado estranho ser no centro, pois a maioria das famílias moram mais afastadas e o centrão pertence aos estudantes, mas fui mesmo assim. Chegando lá, ela abriu a porta e já apresentou uma péssima impressão, quando entrei no apartamento, me horrorizei... era todo sujo, escuro, desorganizado e tudo de ruim. Ela me tratou super mal e mesmo assim me chamou pra ficar fazendo treinamento avisando que não me pagaria. Paguei pra ver e fiquei, mas logo ela me avisou que iriamos na casa de um amigo dela, fomos até lá e quando chegamos, ela me deixou com o filho de 3 anos e sumiu com esse tal amigo. Mais de meia hora depois, eles voltaram e ela me pediu pra eu sair do sofá e sentar na mesa, não entendi muito bem e fui, mas logo ela mudou de idéia e me pediu para sair da sala e sentar no corredor que era minusculo e só tinha uma cadeira, eu fui. Nisso, o amigo dela entrou na cozinha, pegou uma bacia, um machado, ovos e umas garrafas de pinga e foi pra sala e fechou a porta, me deixando sozinha naquela corredor. Quando eu olhei a janela, tinha umas velas acesas, uns papéis escritos e queimados e uma carranca horrível. Na hora me bateu um medo muito grande, não dava pra entender o porque ela tinha me levado pra aquele lugar e o que eles queriam comigo. Liguei para o meu namorado, passei o endereço de onde eu estava e pedi pra ele ir me buscar, então eu abri a porta do apartamento e sai correndo, tive que pular o portão do prédio porque eu não sabia onde abria e fugi, ela nunca mais me ligou.

A terceira entrevista foi bem mais profissional e sem nenhuma aventura, foi num hotel. Confesso que não entendi muita coisa que a chefe me disse, sotaque de irlandes é sempre muito difícil, só sabia que era pra ser cleaner (limpar quartos), mas não sabia quais os dias de trabalho e nem o quanto eu iria ganhar, mas me chamaram pra um treinamento e fui. Depois fui descobrindo tudo e tive que trancar meu curso na escola. O trabalho era bem pesado, mas fui me acostumando, limpava 16 quartos por dia sozinha. Minha chefe era uma grossa, só sabia falar gritando, mas eu nunca abaixava a cabeça e isso foi a melhor coisa que eu fiz, aguentei lá por 4 meses. Engoli muitos sapos, passei por muitas situações terríveis, até roubaram meu celular novinho (um Iphone 4) e ninguém fez nada para me ajudar. Então há duas semanas atrás conversei para trabalhar somente aos finais de semana e foi aceito. Pelo menos um fixo para pagar o aluguel eu vou ter!

E a quarta entrevista foi aqui na BCT, onde eu trabalho atualmente. Estou muito feliz, trabalhar num lugar onde o clima é agradável e pessoas te tratam bem, não tem preço. E finalmente pude voltar a estudar!! =D

É uma curiosidade muito grande pra quem está vindo, como arrumar um emprego.
Não posso dizer que a cidade está cheia de vagas, pois é mentira. Mas acho que quem realmente quer, acha.
Vir com o pensamento que sua vida irá mudar completamente, ajuda muito. Aqui provavelmente, você não terá o emprego que quer, são todos sub-empregos. Nem sempre é fácil de levar, mas é só ter garra.

Primeiro passo: 
Tenha o maior número de currículos possível, pra todas as áreas. Mentir no currículo é uma regra!
Se alguém quiser, eu tenho vários modelos e posso passar pra vocês.
Além disso, o que é muito pedido é a cover letter (uma carta de apresentação). Eu também tenho o modelo.

Segundo passo:
A internet é a melhor maneira de arrumar, muitas vagas todos os dias são publicadas nos sites de empregos.
Eu recomendo o Jobs.ie, Santo Irish, Linked In e o Gumtree.
Mas bater penar e entregar de porta em porta é uma boa saída, procure sempre falar diretamente com o Manager (gerente).


Terceiro passo:
Esteja sempre disponível para entrevistas, treinamento e para trabalhar!


Quarto passo:
Nunca, ninguém terá o direito de te humilhar, não falte com respeito, mas não deixe ninguém montar em você.

Bom, existe muitos brasileiros aqui que tentam se manter fazendo serviços próprios, como salgadinhos, depilação, manicure e pedicure, entre outras coisas.

Espero ter ajudado, se ficou alguma dúvida, me escrevam, ok?

Cheers!

52 comments:

  1. Ola! Mto legal sua amteria! Eu gostaria de te pedir os modelos de curriculo! se puder me enviar no email: paulo_henrique_maciel@hotmail.com

    obrigado!

    ReplyDelete
  2. Olá Liara!! Tambem gostaria do modelo de CV e carta de apresentação!
    fernanda_mathos@hotmail.com
    Obrigada!! Fernanda

    ReplyDelete
  3. Olá, Pode me mandar os modelos de CV? :)
    Obrigadooo!
    joaovmp@hotmail.com

    ReplyDelete
  4. Olá! Será que vc pode me mandar tb os modelos de curriculo e da cover letter?
    Obrigada :)
    bia__lopes@hotmail.com

    ReplyDelete
  5. Olá, também gostaria de receber o modelo de CV e a cover letter, meu e-mail: talitinha_2003@hotmail.com

    Thank you, cheers now! :)

    ReplyDelete
  6. Oie tudo bem Liara?
    Estou acompanhando seu blog, pois logo mais (em março/2012) estarei em Dublin para estudar e fazer o programa de 1 ano....
    por gentileza, tem como me enviar os modelos que disse que tem? eu adoro suas histórias e aventuras e acho q vc sempre se sai muito bem delas hehehe

    obrigada!
    email: cunhaananda@gmail.com

    ReplyDelete
  7. Eu gostaria de te pedir os modelos de curriculo! se puder me enviar no email: patricia.ftm@gmail.com
    Parabéns pela materia! Muito legal!

    ReplyDelete
  8. Oi Liara! Tudo bem?

    Você poderia me passar seus modelos de CV e Cover Letter?
    Meu e-mail é: isabelauehara@yahoo.com.br

    Muito obrigada!

    ReplyDelete
  9. oi, liara

    tambem gostaria de receber os modelos de CV e cover letter.
    O meu email e: silmarasammas@hotmail.com

    obrigada,
    Silmara Machado

    ReplyDelete
  10. Olá Liara!!!

    eu também gostaria de receber os modelos de curriculo, se puderes me enviar, agradeço.

    meu email é: ludymila_atlanta@hotmail.com

    vou para Dublin dia 28/09/12.


    Desde já agradeço
    Ana Lúcia Flach

    ReplyDelete
  11. Olá Liara,
    Ri muito da sua história com a Indiana, não consigo me imaginar numa situação assim... não sei nem se conseguiria fugir como vc fez, de tanto medo que ficaria. Bem, mas que bom que vc escapou e agora tem história pra contar.
    Estou na irlanda a dois meses e tenho dificuldade com os CV's, se vc puder me enviar alguns modelos ajudaria muito. Também estou procurando qualquer coisa...

    Muito obrigada,

    Bruna Dias
    e-mail - bruna.brobowiski@hotmail.com

    ReplyDelete
  12. Olá Liara.

    Você poderia,por gentileza, disponibilizar modelo de currículo de babá, faxineira, vendedora, caixa de fast food, serviços gerais?

    Meu e-mail é gabisordi@yahoo.com.br

    Grata,

    Gabriela

    ReplyDelete
  13. Olá Liara.

    Você poderia,por gentileza, disponibilizar modelo de currículo de babá, faxineira, vendedora, caixa de fast food, serviços gerais?

    Meu e-mail é cristianeppedro@yahoo.com.br

    ReplyDelete
  14. Oi Liara,

    Podes me mandar os modelos de CV que você tem?
    Agradecido desde já.

    email: lucasjpb@gmail.com

    ReplyDelete
  15. Nossa vc é sincera mesmo! rsrs

    Olá meu nome é Silvana, muito prazer em ler seu artigo que está bem realista!

    Estou me programando para uma viagem com chances de trabalho na Irlanda, mais precisamente em Dublin, se puder por gentileza me envie seus curriculos, acredito que poderão me ajudar bastante.

    silzango@yahoo.com.br.

    Obrigada.
    Silvana

    ReplyDelete
  16. Oi Liara,

    Podes me mandar os modelos de CV que você tem?
    Agradeço.

    sandrazanattaenator@gmail.com

    ReplyDelete
  17. Oi Liara,

    Podes me mandar os modelos de CV que você tem?
    Agradeço.

    sandrazanattaenator@gmail.com

    ReplyDelete
  18. Oi Liara,

    Podes me mandar os modelos de CV que você tem?
    Agradeço.

    sandrazanattaenator@gmail.com

    ReplyDelete
  19. Oi Liara,

    Poderia me passar os modelos de CV também?
    Muito obrigado

    vieiradc@yahoo.com.br
    Danilo

    ReplyDelete
  20. Olá,

    Por gentileza pode me mandar os modelos de CV?

    marcelo.esquinini@gmail.com

    Att
    Marcelo

    ReplyDelete
  21. Olá,
    Liara, vocÊ pode me mandar os modelos de CV e da cover letter ?

    acarreirof@yahoo.com.br

    ReplyDelete
  22. OI!!!
    Você poderia manbdar os modelos de CV e da cover letter???
    estou um pouco perdida!!
    meu e-mail é cavilela@gmail.com
    Obrigada

    ReplyDelete
  23. Pode me passar também os modelos de CV e a Cover Letter que você tem?

    meu email é o mongethesaint@gmail.com

    ReplyDelete
  24. Olá Liara! Se puder passar os modelos agradeço... Estou indo em setembro.


    Obrigado,

    ReplyDelete
  25. Oi Liara, você poderia passar os modelos do CV e da cover letter? Meu e-mail é gabdwdy@hotmail.com
    Obrigada!

    ReplyDelete
  26. Ola Liara, meu nome é Ana Paula adorei seu blog, viajo agora em fevereiro e estou ficando apavorada rsrsrs.
    Por favor vc poderia me enviar os modelos de cover letter e cv meu email é a.nap.nf@hotmail.com. obrigada

    ReplyDelete
  27. Oi, vc poderia me enviar os currículos que você tem?

    fabrocaio@gmail.com

    Obrigado

    ReplyDelete
  28. Oi Liara! Adorei seu blog!! cheguei aqui em dublin faz duas semanas e ainda nao tenho meu curriculo nem traduzido, você podia me enviar esses modelos de curriculo e de cover letter que vc tem, por favor?
    mirela.guedes1@gmail.com

    Muitooo obrigada!

    ReplyDelete
  29. Liara! Vc esclareceu mtas duvidas!! Poderia me mandar o modelo de cover letter e de curriculo???

    Beijaoo
    dany-rj@hotmail.com

    ReplyDelete
  30. Oi, pode me enviar também?! Marcieli.pelizzaro@gmail.com

    ReplyDelete
  31. Oi, pode me enviar também?! Marcieli.pelizzaro@gmail.com

    ReplyDelete
  32. Oi, pode me enviar também?! Marcieli.pelizzaro@gmail.com

    ReplyDelete
  33. Olá Liara, estou indo ara Dublin em Agosto. Poderia, por favor, me mandar os modelos de CVs sgomes.suzy@gmail.com
    Muito obrigada, abraços.

    ReplyDelete
  34. Olá poderia me enviar o modelo do CV e da carta de apresentação, adoreii o seu post..

    ReplyDelete
  35. AMEI a matéria , pode me enviar o modelo de CV e carta de apresentação... grata, meu email é cacasouza2@yahoo.com.br

    ReplyDelete
  36. Ola bem legal a materia... pode me enviar os modelos de CV e a Carta de apresentacao.... grato.. meu email e rapha123789@hotmail.com.. valeu

    ReplyDelete
  37. OI LIara!Obrigada por compartilhar suas experiencias!Bacana! Se puder me ajudar, preiso de um modelo de currículo de cleaner luanag_santos@yahoo.com.br obrigada bjos

    ReplyDelete
  38. Oi Liara, Tudo Bem? Adorei o post, muito esclarecedor e me ajudou bastante. Será que poderia me mandar o modelo de cover letter e de currículo?

    Meu email é: pd.bange@yahoo.com.br

    Fico no aguardo,

    Um beijão e muito Obrigada!

    Att,

    Priscila Durão

    ReplyDelete
  39. Oi Liara! Vc poderia me enviar os modelos de CV?

    OBRIGADA!

    misleneluna7@gmail.com

    ReplyDelete
  40. Oi Liara! Vc poderia me enviar os modelos de CV?

    OBRIGADA!

    misleneluna7@gmail.com

    ReplyDelete
  41. Ola Liara, sei que seu post eh um pouquinho antigo.. rs.. mas, eu agradeceria muuito se vc mandasse os modelosde CV e da carta de apresentacao.

    Mt obrigada

    quelpbm@gmail.com

    ReplyDelete
  42. Oi Liara, tudo bem?
    Poderia me passar os modelos de CV e a carta de apresentação também, por favor? Vou para Dublin em maio :)

    Obrigada!
    fer_nanda.pop@hotmail.com

    ReplyDelete
  43. que aventura hein...rs
    se puder me mandar os modelos agradeço
    digokarate@hotmail.com

    ReplyDelete
  44. pode de mandar os modelos por favor? ♥
    bygarotas@hotmail.com

    ReplyDelete
  45. Oi Liara! Gostaria que vc me enviasse os modelos, por favor. Acabo de chegar em Dublin e quero começar a procurar um job. Obrigada!! carolmhp@gmail.com

    ReplyDelete
  46. Olá Liara, como vai?
    Se pudesse me enviar seus modelos, agradeceria desde já, obrigado!
    geraldoghislandi@hotmail.com

    ReplyDelete
  47. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  48. Ola Liara, tudo bem?
    Se voce puder me enviar os modelos de CV e carta de apresentacao, eu agradeceria muito. Obrigada desde ja!!!
    Meu e-mail: cinthiahanssen.arq@gmail.com

    ReplyDelete
  49. oiii flor, td bem ??
    Tambem gostaria dos modelos de cv e se possivel a carta de apresentação.
    grata
    segue meu email: dayane_dias85@hotmail.com

    ReplyDelete
  50. Boa Liara!
    Tudo bem?
    Por favor me envie os modelos de currículos! Muito obrigada!
    Carla

    ReplyDelete
  51. Boa tarde.

    Voce poderia enviar os modelos do curriculo em meu email? hadriano_dri@hotmail.com

    ReplyDelete