A real vida de estudante na Irlanda

Estou aqui pra te ajudar no que for preciso, pra te mostrar como é a real vida de um estudante em Dublin, ao meu ponto de vista. Você poderá tirar todas as suas dúvidas, curiosidades e dar sua opinião e sugestão. Eu moro aqui há 11 meses e estou disposta a compartilhar toda a minha experiência com vocês! Sejam bem vindos!

Wednesday 21 September 2011

Saudades!

Olá brasileiros de plantão....

Hoje vou contar sobre um dos maiores desafios do intercâmbio: a saudades de casa!

Quem nunca teve essa experiência, não sabe do que eu estou falando, porque não é possível imaginar o quanto essa dor é grande. Só aqui a gente da o merecido valor a nossa casa, nossos pais, amigos e ao nosso país de origem. E é muito comum vermos intercambistas desistindo por causa disso.
Por mas que nosso querido Brasil tenho seus problemas, quando você está longe, fica um clima meio nostálgico, porque é muito difícil você viver longe de tudo que você está acostumado. Você perceberá tudo de bom que temos, nosso clima, nossa facilidade de nos comunicarmos, nossos hábitos e costumes que são completamentes diferentes, nós temos aquele jeitão brasileiro!!!
Existe um tempo de adaptação, mas eu acho que eu nunca irei me acostumar com tanta diferença. Imagina você não ter uma padaria pra ir comprar seus pãezinhos diário? Imagina você sem churrasco, feijoada,  guaraná, bisnaguina, trakinas, passatempo, nescau, pão de queijo, esfirra do Habbibs, pizza (porque sem dúvidas, não existe uma igual a nossa), é tanta coisa que se eu for ficar falando aqui a lista será enorme. É difícil...
Claro que aqui tem muita coisa boa pra comer, mas só se for besteira, porque a comida é totalmente sem tempero e nada é igual... a carne é dura, gordurosa, o arroz é diferente e até mesmo os legumes e frutas.
Mas a prateleira de doces é de cair o cú da bunda, literalmente... e tudo o que é muito caro no Brasil, aqui é absurdamente barato. Entrar nessa loja, é de matar!!

A saudades da família da pra levar, porque hoje em dia com o Skype, é muito prático, eu muitas vezes me sinto em casa, ligo na hora da janta e participo e assim nós levamos "facilmente".
Sua mãe vai te fazer falta com aquela roupa lavada e cheirosinha na gaveta, comida fresca todo dia e todas as regalías que você teve. Você também vai perceber que papel higiênico, pasta de dente, sabonete e shampoo não brota sozinho no banheiro... E os temperos pra comida? Também não brota... hahaha!

A saudades dos amigos é a que mais dói, com certeza eu afirmo isso... mas eu digo: amigos!!! aqueles do fundo do peito... Assistir de longe que a vida continua pra eles sem você, é difícil... mas temos que aceitar e aprender a levar a nossa.
Fazer intercâmbio e querer "viver" no Brasil, é impossível e muito mais doloroso. Por isso que uma das coisas que mais te ajuda é fazer amizades por aqui, mas não espere que seja como aquela que você tem com a sua melhor amiga ou com o seu melhor amigo porque não vai ser. Aqui está todo mundo no mesmo barco, todos muito carentes e a amizade significa muito, mas além disso cada um tem seu objetivo e isso é o que vai em primeiro lugar. Mas isso não impede uma boa companhia pra conviver, sair, viajar... e é isso que diminui sua ansiedade de voltar para casa, o mundo é tão grande e temos tantos lugares pra conhecer que o tempo acaba sendo curto. Viajar é a melhor parte, pois viajar por aqui é muito barato, lugares que você sempre sonhou será possível visitar, é uma loucura. Muita gente arruma um trabalho temporário só pra juntar dinheiro pra essas viagens e tem gente que precisa de um trabalho fixo pra se manter. Claro que na maioria das vezes são sub-empregos, mas comparando com o nosso país, eles pagam muito bem e vira uma tarefa muito simples juntar dinheiro e ter uma boa qualidade de vida.
 E com essa boa qualidade de vida, nós temos a chance de fazer muita coisa que no nosso país talvez seria bem improvável. Por exemplo, no meu aniversário eu comemorei fazendo uma festa numa Hummer limousine e foi inesquecível.
Só pra vocês terem uma noção do que eu estou falando: Limo17

E as festas? Você conhece muita gente diferente de todos os lugares do mundo, além de ser muita diversão, é muito cultura. Nós estamos num país onde a cerveja faz parte da cultura, então isso nunca falta pra quem gosta. Música boa com certeza e a galera na mesma vibe... é indescritível.
E é por tudo isso, que esse tempo acaba sendo tão pouco e grande parte dos intercambistas, renovam seus vistos pra mais um ano. Acho que as pessoas que não renovam, são as pessoas que deixaram alguma coisa pendente no Brasil, como faculdade, emprego, filho ou porque acha que a experiência já valeu a pena.

Nem tudo são só flores, mas é uma experiência que pra quem tem a oportunidade, não pode deixar passar jamais. É uma aprendizado que dinheiro nenhum paga e escola nenhuma no mundo oferece. Você voltará pro seu país completamente diferente e melhor, sem dúvidas.

Bom, espero ter consegui passar o que realmente, nós intercambistas sentimos...
:)

No comments:

Post a Comment