A real vida de estudante na Irlanda

Estou aqui pra te ajudar no que for preciso, pra te mostrar como é a real vida de um estudante em Dublin, ao meu ponto de vista. Você poderá tirar todas as suas dúvidas, curiosidades e dar sua opinião e sugestão. Eu moro aqui há 11 meses e estou disposta a compartilhar toda a minha experiência com vocês! Sejam bem vindos!

Monday 19 September 2011

Alugando um apartamento em Dublin...

Bom dia, boa tarde ou boa noite!

Como sempre, sejam todos muito bem vindos! ;)

Ontem prometi contar como alugar um apartamento em Dublin, essa é uma informação muito importante, eu não tive alguém pra me falar sobre isso, então vim pra cá sem saber de nada e tive gastos inesperados!
Vamos lá... você poderá chegar aqui e conhecer mais pessoas e queiram fechar um apartamento ou você poderá entrar em um apartamento onde já tenha moradores.
Vamos supor que você chegou aqui e conheceu mais 3 amigos que queiram dividir um apê, agora é a hora de ir atrás... Então vocês terão que procurar um com 2 quartos duplos (nesses quartos podem ter duas camas de solteiros ou uma de casal). Existe um site muito simples e o mais conhecido aqui o Daft, lá você clica em Lettings e poderá selecionar o bairro, quantos quartos, quantos banheiros e fazer uma busca completa. Cada anúncio tem o telefone do dono do apartamento e o endereço, ligue para ele e combine um horário para visita, nunca confie nas fotos pois eles podem ser enganadoras. Só feche quando tiver certeza, você terão um contrato que poderá ser de 6 ou até 12 meses. Na hora de fechar e assinar contrato, é necessário pagar o valor do primeiro aluguel (ao contrário do Brasil, nós pagamos no começo de cada mês para viver) e esse mesmo valor de depósito. Depósito? Sim, como se fosse um cheque calção e um garantia para reservar o apartamento... será devolvido no final do contrato se estiver tudo em ordem no apê. Ou seja, no primeiro mês, vocês terão o dobro do gasto, por volta de 500 euros cada um.
Assim que receberem a chave, é só diversão. Aqui todos os apartamentos vem mobiliados, completos e se tiverem sorte, o dono se responsabilizará por tudo. Como o dono do nosso apartamento, super gente boa, se alguma estiver faltando alguma coisa ou se quebrar, ele repõe.
Nesse caso, de entrar num apê vazio, pode ser que você precisá assinar contrato com a empresa de internet  e tv (a melhor é a UPC), para isso tivemos um custo de 60 euros. O meu plano é super bom e pagamos 14 euros por pessoa por mês, somos em 4.
E o outro gasto que vocês terão é o da luz a cada 2 meses, por volta de 25 euros para cada um.
Água o governo não cobra! Isso mesmo, um gasto a menos :)

Agora, a outra opção de entrar num apartamento onde já existem moradores é um tanto quanto mais fácil, pois há muita gente passando suas vagas o tempo todo. Para achar uma, é só entrar no Daft, em Sharing e seguir os mesmos passos.
Ou então no facebook ou no orkut. Existe várias comunidades, mas as mais conhecidas no face, são: Classificados Dublin, Dublin para Brasileiros, Santo Irish ou Brazukas em Dublin.
Já no orkut: Dublin para Brasileiros com quase 10 mil pessoas.

Eu me disponibilizo para ajudar qualquer um a procurar o melhor cantinho, ok?
Vocês podem me contactar no face ou pelo email: liara@bct.ie



Até amanhã leitores!!!

Vocês viram a novidade do blog? Tradução para várias línguas ;)
Aguardem por mais!

5 comments:

  1. eu gostaria muito de ler seu blog, mas impossível com estas cores e essa imagem de fundo, desculpe... quando puder arrumar isso, estou ancioso para ler, mas no momento ta dificil.. bjos querida.

    ReplyDelete
  2. Olá!
    Já arrumei, espero que esteja melhor!
    Obrigada pela dica ;)
    beijos

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. Oi Liara, bacana seu blog e você é linda também!
    Eu fiz alguns contatos procurando casa ou apt., mas todos os administradores disseram que os "landlords" só alugam para quem trabalha full time. Mas como estudantes apenas podemos trabalhar part time.
    Você sabe como suprir isso? O que devo fazer?

    Vou em abril/2014.

    Eu mesmo gostaria de alugar o apt. ou casa para depois dividir com mais pessoas, pois gosto de um mínimo de organização.


    Bjbj, obrigado.

    alaumoreira@hotmail.com

    Alau Moreira.

    ReplyDelete
  5. Oi Liara, bacana seu blog e você é linda também!
    Eu fiz alguns contatos procurando casa ou apt., mas todos s administradores disseram que os "landlords" só alugam para quem trabalha full time. Você sabe como suprir isso? O que devo fazer?
    Vou em abril/2014.

    Eu mesmo quero alugar o apt. ou casa para depois dividir com mais pessoas, pois gosto de um mínimo de organização.

    Bjbj, obrigado.

    ReplyDelete