A real vida de estudante na Irlanda

Estou aqui pra te ajudar no que for preciso, pra te mostrar como é a real vida de um estudante em Dublin, ao meu ponto de vista. Você poderá tirar todas as suas dúvidas, curiosidades e dar sua opinião e sugestão. Eu moro aqui há 11 meses e estou disposta a compartilhar toda a minha experiência com vocês! Sejam bem vindos!

Wednesday 21 September 2011

Transporte Público em Dublin

 Saaalve!
Hoje vou contar um pouco sobre os meios de transportes...

Dublin é uma cidade pequena, quem mora no centro, normalmente só anda a pé ou de bicicleta. A cidade disponibiliza um serviço de bikes para a população chamado: Dublin Bikes, em muitos pontos da cidade existem estações com bicicletas disponíveis para alugar. É bem fácil, você faz um cadastro anual por 10 euros no cartão de crédito ou débito, recebe um cartão personalizado em casa e já pode começar a usar. Em cada estação tem uma máquina, você valida seu cartão, coloca sua senha e pega uma bike, toda vez que você pegar uma, a primeira meia hora é gratis e depois 50 cents por hora. Vale muito a pena!

Mas existem ônibus para todos os lugares e não existe uma tarifa única, nós pagamos proporcionalmente com a distância do seu destino final. Esse valor pode variar entre 1,10 e 2,20 euros.
 No ônibus não existe cobrador, só o motorista e ele não toca no dinheiro, você joga numa maquininha e ele só confere do outro lado e só pode ser pago com moedas ou um cartão de ônibus. Assim que você entra no ônibus, fale pro motorista onde você vai descer e ele te diz o valor. O troco eles não devolvem em dinheiro, você recebe um contra vale, depois você vai até a empresa e troca.
Aqui todos os ônibus são novos, modernos, bonitos e confortáveis. Eles respeitam os horários e nunca estão lotados. Começam a funcionar depois das 6 da manhã e param, o mais tardar, 23:30.
Dublin Bus:

Fora esses ônibus municipais e intermunicipais, temos os ônibus turisticos que fazem um roteiro pelos principais pontos da cidade. Custo: 16 euros. http://www.dublinbus.ie/Tourist-Information/Sightseeing-Tours/

Aqui tem um "metrô", mas não é subterrâneo, chamado Luas. Muito novo e moderno também. Você compra o bilhete nas máquinas das estações antes de entrar no vagão, as vezes fiscais estão conferindo bilhetes pela facilidade de entrar sem pagar. A tarifa também varia de 1,60 a 2,30.
Luas: 

E temos os trens chamados Dart, normalmente usados para lugares mais afastados, mas também são novos e modernos. Tarifa: 3,20.
Dart: 

E carro aqui também é muito barato, com 300 euros você consegue comprar um carro 98. Muito bom, né?
A direção aqui é do lado direito, quando eu cheguei, quase fui atropelada umas três vezes, agora eu já estou acostumada. Mas foi falta de atenção, porque na beira da calçada tem escrito direita ou esquerda com a seta virada pro lado certo.

Espero que vocês estejam gostando!!!
Amanhã venho aqui com mais novidades!

See you soon! ;)

No comments:

Post a Comment