A real vida de estudante na Irlanda

Estou aqui pra te ajudar no que for preciso, pra te mostrar como é a real vida de um estudante em Dublin, ao meu ponto de vista. Você poderá tirar todas as suas dúvidas, curiosidades e dar sua opinião e sugestão. Eu moro aqui há 11 meses e estou disposta a compartilhar toda a minha experiência com vocês! Sejam bem vindos!

Friday 18 November 2011

Como tirar o visto para a Irlanda

Oi leitores, tudo bem?

Hoje vou postar sobre como tirar o visto de estudante na Irlanda, pois essa é uma das maiores dúvidas do pessoal que quer vir pra cá.

Bom, primeiramente você não irá precisar nada além do passaporte para sair do Brasil.
Não é preciso requerer o visto antes da entrada no país.
Chegando em terras Irlandesas, serão dois passos para conseguir o visto definitivo de 1 ano para estudante:

1º passo: Passar pela imigração no aeroporto de Dublin
Confesso que foi a hora maior de mais nervosismo quando eu cheguei, pois eu não falava nada de inglês.
Mas podem ficar tranquilos, pode não ser nenhum bicho de sete cabeças!!!!
São poucos os casos que dão algum problema, na verdade eu só conheço um e mesmo assim foi por falta de documentos. Caso você já esteja com tudo certinho, não tem com o que se preocupar!

Mas quais documentos eu irei precisar apresentar?
- Passaporte
- Carta de matrícula da escola
- Compronte de endereço (carta da acomodação da escola, reserva do hostel ou hotel, ou até mesmo uma carta escrita pelo dono do apartamento onde você irá morar, caso já tenha fechado um apartamento)
- Passagem de volta pro Brasil

Depois do Oficial ter conferido todos os seus documentos, ele irá tirar uma foto sua, explicar onde você terá que ir para pegar seu visto definitivo, carimbar seu passaporte com permissão de estadia de 1 mês e pronto, você será liberado!
Não precisa tentar um bom inglês para eles, lembre-se que eles já estão acostumado com entradas de estrangeiros que não sabem falar a língua, mesmo porque vocês estão entrando no país para estudar a tal.


Nesse 1 mês de permissão de estadia, é o tempo que você tem para tirar todos os documentos necessários para apresentar no escritório da Imigração e pegar o visto de 1 ano.
Mas que documentos são esses?? Como tirar esses documentos??
- PPS
- Extrato Bancário (Banco da Irlanda ou AIB)
- Certificado do Seguro Governamental
- É obrigação da escola fazer o pós atendimento quando vocês chegam, disponibilizar tempo para auxiliar o aluno em como tirar todos esses documentos.


Fiquem tranquilos que nos próximos posts eu vou explicar sobre cada um deles, combinado?

Agora vamos ao...
2º passo: Depois de providenciar todos os documentos acima, solicite a escola para que envie sua carta de matrícula para a Imigração.
Esteja com todos os documentos em mãos quando for até o escritório da Imigração:
- Carta da escola
- Carta recebida pelo PPS
- Extrato Bancário
- Carta do Seguro Governamental
- Passaporte

Chegando no escritório da Imigração, você irá preencher um formulário e retirar uma senha de atendimento. Quando for chamado, irá entregar todos os documentos, tirar foto para a carteirinha do visto, pagar a taxa de €150, que deverá ser pago em dinheiro ou cartão de débito da Irlanda, em alguns casos, o VTM também poderá ser aceito.
Pronto, você sairá de lá com o seu GNIB em mãos, seu cartão que comprova sua legalidade no país como estudante que te dá direito a trabalhar 20 horas semanais em período de aula e 40 horas semanais em período de férias. Será como esse:


Pronto, você já está com o seu visto pernamente de 1 ano para estudante! =)
Simples assim!!

Agora para o visto de turista....
Se você comprar o curso de até 3 meses ou se está vindo para passear, é mais simples ainda.
Passando pela imigração no aeroporto, diga que você está de passeio pela cidade e que ficará por pouco tempo. Você terá que apresentar:
- Comprovante de endereço (reserva do hostel ou hotel, ou até mesmo uma carta escrita pelo dono do apartamento onde você irá ficar, lembrando que só Irlandês pode receber visitas)
- Passagem de volta para o Brasil
- E se for solicitado, comprovar que tem dinheiro ou comprovante do VTM para se manter por aqui

*IMPORTANTE: Se você comprou o curso de 1, 2 ou 3 meses terá que entrar como turista também. Pois o visto de estudante é só para cursos de 6 meses. Então se você entrar como estudante, terá problemas.

Pronto, ele irá tirar foto, carimbar seu passaporte por 3 meses e você estará liberado para entrar no país!!

Bom, se ficou alguma dúvida, entre em contato comigo: liara@bct.ie

Espero ajudar sempre!
Bom final de semana pra todos vocês!

10 comments:

  1. Opa! Muito obrigada =)
    Espero conseguir ajudar sempre!

    ReplyDelete
  2. Oi Liara,
    Muito bom seu post, adorei, me esclareceu muito ... tenho vontade de conhecer Dublin, mais só a passeio. Já estou pensando nessa possibilidade, Sucesso ai!

    ReplyDelete
  3. Sempre tive muita vontade de conhecer a irlanda, acabo de encontrar seu blog e estou adorando: tudo muito real, prático e verdadeiro. Obrigada! ano que vem já tenho destino!!!

    ReplyDelete
  4. boa tarde,

    meu marido estar indo para estudar 1 ano, a minha dúvida é a seguinte eu irei junto com meus 2 filhos de 5 e 3 anos, no caso eu farei o processo tb de visto para 1 ano, porém eu preciso estudar? Ou por ser casada legalmente isso já me dar o direito de ficar lá com ele, temos as condições de nos manter no país sem problemas.

    ReplyDelete
  5. Gostaria de saber se vc foi por agencia? E se nao for por agencia, como escolher uma escola credenciada e adquirir o curso.

    ReplyDelete
  6. olá , eu e minha irmã estamos pretendendo estudar o Inglês na Irlanda .. Eu gostaria de saber se nós poderíamos ficar na casa de nossos conhecidos que se naturalizaram na Europa e estão morando na Irlanda .. Assim que poder me responder me responda por favor!
    Se puder me responder por e-mail será bem melhor.
    Email- leticia2_fiel@hotmail.com
    Grata :)

    ReplyDelete
  7. f you are in need
    you can buy passport, driving license, diploma ID card and other.
    email: mariekindfred@gmail.com
    our whasap: 0043 6601188767
    we offer you the authentic production of documents for more than 70 countries such as:
    Canada, France, USA, Belgium, Italy, Saudi Arabia, UEA, Spain, Denmark, Portugal, South Africa, England Egypt, and more
    Private, serious and efficient work.
    delivery in all countries
    know that we are at your service.
    our products: ............................................... ..
    - ID card
    - Driver's license
    - passport
    -all kind of VISA
    - any type of diploma
    - birth certificate
    - marriage certificate
    and more others.

    our whasap: 0043 6601188767

    ReplyDelete
  8. más gá duit
    is féidir leat pas, ceadúnas tiomána, cárta ID dioplóma agus eile a cheannach.
    r-phost: mariekindfred@gmail.com
    ár gcumas: 0043 6601188767
    cuirimid ar fáil duit do tháirgeadh cáipéisí barántúla do níos mó ná 70 tír, mar shampla:
    Ceanada, an Fhrainc, SAM, an Bheilg, an Iodáil, an Araib Shádach, UEA, an Spáinn, an Danmhairg, an Phortaingéil, an Afraic Theas, Sasana an Éigipt, agus níos mó
    Obair phríobháideach, tromchúiseach agus éifeachtach.
    seachadadh i ngach tír
    tá a fhios againn go bhfuil muid ag do sheirbhís.
    ár dtáirgí: ............................................... ..
    - Cárta aitheantais
    - Ceadúnas tiomána
    - pas
    -chineál VISA
    - aon chineál dioplóma
    - teastas breithe
    - deimhniú pósta
    agus go leor eile.

    ár gcumas: 0043 6601188767

    ReplyDelete