A real vida de estudante na Irlanda

Estou aqui pra te ajudar no que for preciso, pra te mostrar como é a real vida de um estudante em Dublin, ao meu ponto de vista. Você poderá tirar todas as suas dúvidas, curiosidades e dar sua opinião e sugestão. Eu moro aqui há 11 meses e estou disposta a compartilhar toda a minha experiência com vocês! Sejam bem vindos!

Wednesday 23 November 2011

Primeiros passos em Dublin [parte 2]

Olá leitores...

Como prometido ontem, hoje vou continuar a falar sobre como proceder, quais são os primeiros passos, o que você terá que fazer depois que chegar na terra celta!!!

Bom, ontem falei sobre o 1º e 2º passo, PPS Letter e Bank Letter.

Hoje vamos começar pelo...

3º Passo - Medical Insurance (Seguro Governamental Irlandês)
Mas o que é esse tal seguro?
Bom, esse seguro nada mais é que uma forma que o governo encontrou pra movimentar a economia e se tornou obrigatório...
Mas não é governo não tem ligação nehuma com as empresas privadas que fazem esse seguro, o nome da empresa que vende pra BCT é O'Driscoll O'Neil Insurance.
Ele tem cobertura de 2500 euros, mas só cobre casos graves, bem graves! Dá uma olhadinha na apólice:

Bom, como ele se tornou obrigatório, a escola costuma vender junto com o curso, então quando você chegar já estará pago, você só precisa pedir a apólice.
Da mesma forma que você solicitou a carta do PPS e a carta do Banco, preencha na sua escola um requerimento do tal e retire em até 5 dias lá mesmo.


Pronto, você já está com todos os documentos em mãos para ir até a imigração solicitar o visto permanente de 1 ano!

4º Passo - Imigration Letter (Carta enviada para Imigração)
Quando você já estiver com todos os documentos em mão, vá até a sua escola e preencha um outro requerimento solicitando que sua carta seja enviada por sistema para a Imigração, para que você possa retirar seu GNIB. Normalmente as escolas mandam essas cartas todas as sexta-feiras, então tente solicitar até quinta.




5º Passo - GNIB – Pegando o seu visto 
Depois de feito todos os passos anteriores, vá até o escritório da Imigração (Garda National Immigration Bureau 13/14 Burgh Quay, Dublin 2) com todos os documentos em mão:

- Acceptance Letter (carta da escola)

- Carta recebida pelo PPS

- Statement (extrato bancário)

- Medical Insurance

- Passaporte

Pronto... Agora para tirar seu GNIB , seu cartão que comprova sua legalidade no país como estudante e te dá direito a trabalhar 20 horas semanais em período de aula e 40 horas semanais em período de férias, você terá que pagar o valor de Є150 para a Imigração (essa taxa pode ser alterada a qualquer momento, confira antes o site da imigração. Esse pagamento deverá ser feito em dinheiro ou cartão de débito da Irlanda. Em alguns casos, o VTM também poderá ser aceito.

Chegando lá você irá pegar uma senha, preencher um formulário e quando for atendido, irá apresentar todos os documentos, o atendente vai checar seus dados, tirar uma foto, receber o pagamento e pronto. Espere seu cartão ficar pronto e pronto!!! :)
Você irá sair com um desse:
Agora sim você já está legalizado e bora partir pras festas!!!

Bom, espero ter ajudado mais uma vez...


E não se esqueçam!!! Atualmente eu estou trabalhando no marketing e vendas da escola BCT Institute, você pode ficar a vontade para tirar qualquer duvida e solicitar um orçamento agora mesmo!!! Aguardo seu contato: liara@bct.ie

Obrigada pela visita e volte sempre!!!

Beijos 
 

No comments:

Post a Comment