A real vida de estudante na Irlanda

Estou aqui pra te ajudar no que for preciso, pra te mostrar como é a real vida de um estudante em Dublin, ao meu ponto de vista. Você poderá tirar todas as suas dúvidas, curiosidades e dar sua opinião e sugestão. Eu moro aqui há 11 meses e estou disposta a compartilhar toda a minha experiência com vocês! Sejam bem vindos!

Friday 4 November 2011

Onde morar na Irlanda

Oi leitores, tudo certinho?

Como prometido ontem, hoje a pedidos da leitora Mariana Lopes Muniz, irei escrever sobre onde morar na Irlanda.

Bom, primeiramente, vou falar de Dublin.
A cidade é a capital da República Irlandesa, fundada pelos vikings, e também a maior cidade também.  Dividida pelo rio Liffey, um lado temos os bairros de números pares e do outro os de números ímpares. Pra vocês entenderem melhor, aqui vai um mapa e depois explico melhor.
Bom, agora vou tentar explicar um pouco sobre esse mapa...
Dublin 1 e 2 são os bairros centrais e onde mora a maioria dos estrangeiros, pela facilidade.
E baseando-se nisso, você pode ter uma noção da distância dos outros bairros. Eu recomendo além desses dois bairros, Dublin 7e 8.
Os irlandeses, moram afastados do centro ou até mesmo fora da cidade, por ser mais tranquilo. Incluse, você consegue achar preços melhores para alugar apartamento, mas pra nós, as vezes não compensa, pois a maioria das escolas estão localizadas no centro e o que nós gastariamos de transporte, podemos pagar um pouco mais de aluguel, além do que, é um pouco mais confortável.
Além do que, os pubs do famoso Temple Bar estão localizados em Dublin 2. E a maioria das baladas também estão no centro.
Então, provavelmente se vocês optarem por viver em casa de família, não irão morar no centro. Ou se conseguirem um Au pair, a mesma coisa.
Acho que deu pra entender, né?? Mas se alguém ficou com alguma dúvida, por favor me mande um e-mail: liara@bct.ie

Galway

Infelizmente, eu ainda não conheço a cidade, mas através de um intercambista que mora na cidade, poderei passar algumas informações, segundo a opinião do Douglas Silva. Ele decidiu não vir para Dublin pra fugir de brasileiros e ter mais contato com os gringos, mas foi só uma ilusão pois lá muitos brasileiros, que é a mesma coisa que em Dublin, mas proporcional ao tamanho de Galway. E em relação a emprego, ele me contou que também está bem difícil e que pra achar tem que se esforçar MUITO, mas que acaba achando. Ou seja, é uma relação bem proporcional a Dublin. Achei fórum de pessoas decepcionadas. Quer uma dica: procure conversar com alguém que esteja lá antes de ir.

Cork

Também não tive a oportunidade de conhecer, mas vou passar o pouco do que sei. Como é uma das maiores cidade também, existe uma certa rivalidade com Dublin. Mas tem a fama de ter uma noite mais animada, pois as baladas viram a madrugada, ao contrário das que existem em Dublin, que fecham ás 3h. Não consegui contato com ninguém que esteja morando lá, nem blogs, mas assim que eu conseguir, posto aqui pra vocês.

Bom, essas são as cidades mais famosas... Se vocês tiverem curiosidade sobre mais alguma, é só me escrever, ok??
Espero ter ajudado... se precisarem de mais alguma coisa é só me escrever: liara@bct.ie

Beijos e um ótimo final de semana a todos!! :)

5 comments:

  1. Oi Liara, muito bom esse post! Eu tenho uma perguntinha: a minha escola fica em Dublin 2, então eu provavelmente vou morar no centro mesmo. Mas dentro de Dublin 1 e Dublin 2 tem divisão de "bairros" né?? Como as divisões que estão nesse mapa aí de cima.. Tem alguma área desses lugares que não é tão boa, que é perigosa, alguma coisa assim??

    Ah, e outra coisinha.. rsrs
    É tranquilo de morar em Dublin 1 e estudar em Dublin 2, por exemplo?? Dá pra ir pra aula, trabalho, sair, etc, a pé? Ou é longe e eu vou ter que pegar ônibus??


    Obrigada :)

    ReplyDelete
  2. Liaraa!! Muito obrigada mesmo!!
    Adorei o post, superrr útil!
    Beijos! ;*

    ReplyDelete
  3. Oi Beatriz...
    me manda seu email pra eu poder te ajudar melhor :)
    valeu pela visita e volte sempre!
    beijos

    ReplyDelete
  4. Oi Liara, meu email é lopesbeatriz@live.com :)
    Obrigada

    ReplyDelete
  5. Olá, tudo bom? Gostaria de saber se vc fez intercambio para Irlanda pela IE intercambio, desculpa vim perguntar vc nao me conhece e nem eu te conheço, mas entrei no face da agencia e vii que vc falou alguma coisa, tenho interesse de ir mas tô com medo, insegurança em relaçao a agência, e quanto ao país pois dizem q tem muito brasileiro sabe, ai como meu inglês é básico, estou com medo de não aprender fluentemente sabe, pois acabarei falando muito português?!! Se puder me falar alguma coisa agradeceria muitooo.Se souber de escolas boas de inglês ai e puder me indicar, pois estou pesquisando várias empresas sabe, mais os preços variam de acordo com a escola, e quero escolher uma boa, que realmente eu aprenda o inglês. Bjus! Muito obrigada desde já!

    ReplyDelete