A real vida de estudante na Irlanda

Estou aqui pra te ajudar no que for preciso, pra te mostrar como é a real vida de um estudante em Dublin, ao meu ponto de vista. Você poderá tirar todas as suas dúvidas, curiosidades e dar sua opinião e sugestão. Eu moro aqui há 11 meses e estou disposta a compartilhar toda a minha experiência com vocês! Sejam bem vindos!

Monday 26 September 2011

Halloween chegando...

Oi pessoal!
Tudo bem?

Desculpem me pela ausência no final de semana, mas me dei dois dias off... merecido, confesso!
Mas já estou de volta....

Ontem andando pelas ruas, percebi que antes mesmo do mês de outubro chegar, as fantasias para o halloween já invadiram as vitrines....Como vocês podem ver nas fotos:

 Isso porque só fotografei essa loja!!! Uma coisa mais criativa que a outra... e já está na hora mesmo que começar a escolher o modelito para essa festança!

Como eu comentei aqui há dias atrás...  Tem sido dito que a Irlanda é o lugar onde se originou o Dia das Bruxas por isso é uma maravilha porque Dublin sabe exatamente como fazer uma festa de Halloween apropriado!

Halloween é freqüentemente associada com o preto e  laranja, e o 'Jack O' Lantern ", que estamos todos muito familiarizados. Celebrações de Halloween e atividades incluem trick or treat, trajes, festas a fantasia, Tours Fantasmas, fogueiras, visitar as atrações assombrada, fazendo lanternas de abóboras ou "Jack O'Lantern como eles são mais conhecidos, fazer brincadeiras com pessoas, lendo histórias assustadores, jogando pressão Apple, assistindo filmes de terror e muito mais. Todas essas atividades são apreciados por pessoas todos os Halloween, no entanto, uma visita a Dublin durante o Halloween irá oferecer-lhe muito mais...

Cada ano em 31 de outubro o povo de Dublin e seus visitantes se reúnem para o desfile anual Samhain, que terá início às 19h00.

O Tour Bus Ghost of Dublin é um passeio extremamente popular! O ônibus é uma atração muito especial que é colocado para fora no estilo gótico e inclui um contador de histórias ao vivo, que o levará em uma 'viagem fascinante "pelas ruas de Dublin. Saiba tudo sobre as origens do Dracula, o seu inventor Bram Stoker e muitos mais! Para essa tour é necessário comprar um ticket, e para evitar decepções, reserve o seu antes.

Eu acredito que existam muitos outros passeios, mas ainda não achei nada divulgado, mas assim que sair alguma coisa, eu posto aqui pra vocês!

Bora aproveitar a festança que está por vir!

Amanhã vou postar sobre viagens... a parte boa de morar na Europa!
Fiquem ligados!

Até mais ver.

Friday 23 September 2011

Culture Night

Oi gente!


Para os desinformados, hoje vai rolar o Culture Night!!!
Esse foi um evento criado no Temple Bar, bairro cultural, em 2006. Hoje na sua 6ª edição, batendo um recorde de 30 cidades, moradores e visitantes de toda a ilha da Irlanda irão desfrutar da experiência única da Noite da Cultura, uma noite livre de entretenimento, de descoberta e aventura. Museus, galerias, igrejas, casas históricas, estúdios de artistas e centros culturais abrirão suas portas até tarde da noite de boas-vindas para pessoas de todas as idades, e o melhor, de graça!!! Isso mesmo, free!!

Serão mais de 150 atrações, a lista completa pode ser conferida aqui: Programação Culture Night

Ônibus do Dublin Bus serão disponibilizados gratuitamento fazendo 3 routas, apartir das 18h00 horas até as 23h00:
Por favor, anote o último ônibus sai do centro da cidade, ás 22h30  e nos locas mais afastados ás 23h00.
ROTA A
Bachelor’s Walk (in front of Arlington Hotel)
Parnell Square West
Parnell Square North (Dublin City Gallery The Hugh Lane)
Croke Park
Glasnevin Cemetary
Parnell Square East
Bachelor’s Walk (in front of Arlington Hotel)

ROTA B
Aston Quay (in front of the USIT office)
Bridge Street
Thomas St/ top of Francis St
Thomas St (Guinness Storehouse)
Military Road (IMMA & Kilmainham Gaol)
Arran Quay (St Paul’s Church @ Smithfield)
Custom House Quay (Custom House)
Aston Quay (in front of the USIT office)

ROTA C
Trinity College (Grafton St side)
Leinster St South
Merrion Square North
Mount St
Northumberland Road
RDS
Mount St
Westland Row
Trinity College (Grafton St side)
 
Já o Luas funcionará até 00h30 saindo dos terminais St. Stephen’s Green / Sandyford e de Connolly / Tallaght.

Estacionamento de bicicletas estarão mais seguros com luzes e refletores, facilitando ainda mais.

Ou se preferir, coloque seu sapato mais confortável e aproveite para explorar o os melhores grupos culturais espalhados pela cidade.

Planeje seu roteiro e lembre-se que você poderá encontrar grandes filas, programe-se para isso também.

Espero ter ajudado!
Enjoy your Culture Night ;)

Thursday 22 September 2011

Trabalhando na Irlanda

Olá meus queridos....

Hoje vou contar sobre as minhas experiências de trabalho em Dublin e dar algumas dicas....

Em seis meses, eu já fiz 4 entrevistas e trabalhei em 4 lugares diferentes.

O primeiro foi no meu segundo mês aqui, eu mandava muitos emails por dia pra todas as vagas possíveis pra fazer qualquer coisa e me chamaram pra fazer Fund Raisers (arrecadadores de fundos) para uma associação para Autistas, nem precisei fazer entrevista. Eu não falava quase nada de inglês, mas topei. Uma amiga foi comigo, encontramos dois irlandeses e fomos para umas cidades do interior. Eu estava tão nervosa, que no meio do caminho eu comecei a passar mal. O trabalho não era difícil, nós tinhamos que pedir permissão nos pubs para pedir dinheiro para os clientes, muitos liberavam e outros não. Depois de algumas fazendo isso, nos trouxeram novamente para Dublin e nos pagaram, recebi 50 euros por isso. Mas nunca mais fomos chamadas.

A primeira entrevista foi para babá, na casa de uma indiana em Malahide (uma praia no norte de Dublin, não muito distante do centro). Eu já estava no meu terceiro mês e um pouquinho melhor no Inglês, mas não muito. Fui na cara e na coragem. Fui super bem recebida, conversamos durante um bom tempo e ela ficou de me ligar no dia seguinte, assim fez e me chamou pra um treinamento no dia seguinte. Nos damos super bem e eu trabalhei uma semana pra ela, como aqui eles tem costume de pagar por semana, na sexta-feira ela me pagou e me dispensou na próxima semana por ser feriado, nessa semana seguinte ela me ligou, me dispensou de novo e depois sumiu. Existe muita gente louca por aqui e é melhor não tentarmos entender.

A segunda entrevista também foi para babá e também na casa de uma indiana, porém era no centro de Dublin. Eu já tinha achado estranho ser no centro, pois a maioria das famílias moram mais afastadas e o centrão pertence aos estudantes, mas fui mesmo assim. Chegando lá, ela abriu a porta e já apresentou uma péssima impressão, quando entrei no apartamento, me horrorizei... era todo sujo, escuro, desorganizado e tudo de ruim. Ela me tratou super mal e mesmo assim me chamou pra ficar fazendo treinamento avisando que não me pagaria. Paguei pra ver e fiquei, mas logo ela me avisou que iriamos na casa de um amigo dela, fomos até lá e quando chegamos, ela me deixou com o filho de 3 anos e sumiu com esse tal amigo. Mais de meia hora depois, eles voltaram e ela me pediu pra eu sair do sofá e sentar na mesa, não entendi muito bem e fui, mas logo ela mudou de idéia e me pediu para sair da sala e sentar no corredor que era minusculo e só tinha uma cadeira, eu fui. Nisso, o amigo dela entrou na cozinha, pegou uma bacia, um machado, ovos e umas garrafas de pinga e foi pra sala e fechou a porta, me deixando sozinha naquela corredor. Quando eu olhei a janela, tinha umas velas acesas, uns papéis escritos e queimados e uma carranca horrível. Na hora me bateu um medo muito grande, não dava pra entender o porque ela tinha me levado pra aquele lugar e o que eles queriam comigo. Liguei para o meu namorado, passei o endereço de onde eu estava e pedi pra ele ir me buscar, então eu abri a porta do apartamento e sai correndo, tive que pular o portão do prédio porque eu não sabia onde abria e fugi, ela nunca mais me ligou.

A terceira entrevista foi bem mais profissional e sem nenhuma aventura, foi num hotel. Confesso que não entendi muita coisa que a chefe me disse, sotaque de irlandes é sempre muito difícil, só sabia que era pra ser cleaner (limpar quartos), mas não sabia quais os dias de trabalho e nem o quanto eu iria ganhar, mas me chamaram pra um treinamento e fui. Depois fui descobrindo tudo e tive que trancar meu curso na escola. O trabalho era bem pesado, mas fui me acostumando, limpava 16 quartos por dia sozinha. Minha chefe era uma grossa, só sabia falar gritando, mas eu nunca abaixava a cabeça e isso foi a melhor coisa que eu fiz, aguentei lá por 4 meses. Engoli muitos sapos, passei por muitas situações terríveis, até roubaram meu celular novinho (um Iphone 4) e ninguém fez nada para me ajudar. Então há duas semanas atrás conversei para trabalhar somente aos finais de semana e foi aceito. Pelo menos um fixo para pagar o aluguel eu vou ter!

E a quarta entrevista foi aqui na BCT, onde eu trabalho atualmente. Estou muito feliz, trabalhar num lugar onde o clima é agradável e pessoas te tratam bem, não tem preço. E finalmente pude voltar a estudar!! =D

É uma curiosidade muito grande pra quem está vindo, como arrumar um emprego.
Não posso dizer que a cidade está cheia de vagas, pois é mentira. Mas acho que quem realmente quer, acha.
Vir com o pensamento que sua vida irá mudar completamente, ajuda muito. Aqui provavelmente, você não terá o emprego que quer, são todos sub-empregos. Nem sempre é fácil de levar, mas é só ter garra.

Primeiro passo: 
Tenha o maior número de currículos possível, pra todas as áreas. Mentir no currículo é uma regra!
Se alguém quiser, eu tenho vários modelos e posso passar pra vocês.
Além disso, o que é muito pedido é a cover letter (uma carta de apresentação). Eu também tenho o modelo.

Segundo passo:
A internet é a melhor maneira de arrumar, muitas vagas todos os dias são publicadas nos sites de empregos.
Eu recomendo o Jobs.ie, Santo Irish, Linked In e o Gumtree.
Mas bater penar e entregar de porta em porta é uma boa saída, procure sempre falar diretamente com o Manager (gerente).


Terceiro passo:
Esteja sempre disponível para entrevistas, treinamento e para trabalhar!


Quarto passo:
Nunca, ninguém terá o direito de te humilhar, não falte com respeito, mas não deixe ninguém montar em você.

Bom, existe muitos brasileiros aqui que tentam se manter fazendo serviços próprios, como salgadinhos, depilação, manicure e pedicure, entre outras coisas.

Espero ter ajudado, se ficou alguma dúvida, me escrevam, ok?

Cheers!

Wednesday 21 September 2011

Saudades!

Olá brasileiros de plantão....

Hoje vou contar sobre um dos maiores desafios do intercâmbio: a saudades de casa!

Quem nunca teve essa experiência, não sabe do que eu estou falando, porque não é possível imaginar o quanto essa dor é grande. Só aqui a gente da o merecido valor a nossa casa, nossos pais, amigos e ao nosso país de origem. E é muito comum vermos intercambistas desistindo por causa disso.
Por mas que nosso querido Brasil tenho seus problemas, quando você está longe, fica um clima meio nostálgico, porque é muito difícil você viver longe de tudo que você está acostumado. Você perceberá tudo de bom que temos, nosso clima, nossa facilidade de nos comunicarmos, nossos hábitos e costumes que são completamentes diferentes, nós temos aquele jeitão brasileiro!!!
Existe um tempo de adaptação, mas eu acho que eu nunca irei me acostumar com tanta diferença. Imagina você não ter uma padaria pra ir comprar seus pãezinhos diário? Imagina você sem churrasco, feijoada,  guaraná, bisnaguina, trakinas, passatempo, nescau, pão de queijo, esfirra do Habbibs, pizza (porque sem dúvidas, não existe uma igual a nossa), é tanta coisa que se eu for ficar falando aqui a lista será enorme. É difícil...
Claro que aqui tem muita coisa boa pra comer, mas só se for besteira, porque a comida é totalmente sem tempero e nada é igual... a carne é dura, gordurosa, o arroz é diferente e até mesmo os legumes e frutas.
Mas a prateleira de doces é de cair o cú da bunda, literalmente... e tudo o que é muito caro no Brasil, aqui é absurdamente barato. Entrar nessa loja, é de matar!!

A saudades da família da pra levar, porque hoje em dia com o Skype, é muito prático, eu muitas vezes me sinto em casa, ligo na hora da janta e participo e assim nós levamos "facilmente".
Sua mãe vai te fazer falta com aquela roupa lavada e cheirosinha na gaveta, comida fresca todo dia e todas as regalías que você teve. Você também vai perceber que papel higiênico, pasta de dente, sabonete e shampoo não brota sozinho no banheiro... E os temperos pra comida? Também não brota... hahaha!

A saudades dos amigos é a que mais dói, com certeza eu afirmo isso... mas eu digo: amigos!!! aqueles do fundo do peito... Assistir de longe que a vida continua pra eles sem você, é difícil... mas temos que aceitar e aprender a levar a nossa.
Fazer intercâmbio e querer "viver" no Brasil, é impossível e muito mais doloroso. Por isso que uma das coisas que mais te ajuda é fazer amizades por aqui, mas não espere que seja como aquela que você tem com a sua melhor amiga ou com o seu melhor amigo porque não vai ser. Aqui está todo mundo no mesmo barco, todos muito carentes e a amizade significa muito, mas além disso cada um tem seu objetivo e isso é o que vai em primeiro lugar. Mas isso não impede uma boa companhia pra conviver, sair, viajar... e é isso que diminui sua ansiedade de voltar para casa, o mundo é tão grande e temos tantos lugares pra conhecer que o tempo acaba sendo curto. Viajar é a melhor parte, pois viajar por aqui é muito barato, lugares que você sempre sonhou será possível visitar, é uma loucura. Muita gente arruma um trabalho temporário só pra juntar dinheiro pra essas viagens e tem gente que precisa de um trabalho fixo pra se manter. Claro que na maioria das vezes são sub-empregos, mas comparando com o nosso país, eles pagam muito bem e vira uma tarefa muito simples juntar dinheiro e ter uma boa qualidade de vida.
 E com essa boa qualidade de vida, nós temos a chance de fazer muita coisa que no nosso país talvez seria bem improvável. Por exemplo, no meu aniversário eu comemorei fazendo uma festa numa Hummer limousine e foi inesquecível.
Só pra vocês terem uma noção do que eu estou falando: Limo17

E as festas? Você conhece muita gente diferente de todos os lugares do mundo, além de ser muita diversão, é muito cultura. Nós estamos num país onde a cerveja faz parte da cultura, então isso nunca falta pra quem gosta. Música boa com certeza e a galera na mesma vibe... é indescritível.
E é por tudo isso, que esse tempo acaba sendo tão pouco e grande parte dos intercambistas, renovam seus vistos pra mais um ano. Acho que as pessoas que não renovam, são as pessoas que deixaram alguma coisa pendente no Brasil, como faculdade, emprego, filho ou porque acha que a experiência já valeu a pena.

Nem tudo são só flores, mas é uma experiência que pra quem tem a oportunidade, não pode deixar passar jamais. É uma aprendizado que dinheiro nenhum paga e escola nenhuma no mundo oferece. Você voltará pro seu país completamente diferente e melhor, sem dúvidas.

Bom, espero ter consegui passar o que realmente, nós intercambistas sentimos...
:)

Transporte Público em Dublin

 Saaalve!
Hoje vou contar um pouco sobre os meios de transportes...

Dublin é uma cidade pequena, quem mora no centro, normalmente só anda a pé ou de bicicleta. A cidade disponibiliza um serviço de bikes para a população chamado: Dublin Bikes, em muitos pontos da cidade existem estações com bicicletas disponíveis para alugar. É bem fácil, você faz um cadastro anual por 10 euros no cartão de crédito ou débito, recebe um cartão personalizado em casa e já pode começar a usar. Em cada estação tem uma máquina, você valida seu cartão, coloca sua senha e pega uma bike, toda vez que você pegar uma, a primeira meia hora é gratis e depois 50 cents por hora. Vale muito a pena!

Mas existem ônibus para todos os lugares e não existe uma tarifa única, nós pagamos proporcionalmente com a distância do seu destino final. Esse valor pode variar entre 1,10 e 2,20 euros.
 No ônibus não existe cobrador, só o motorista e ele não toca no dinheiro, você joga numa maquininha e ele só confere do outro lado e só pode ser pago com moedas ou um cartão de ônibus. Assim que você entra no ônibus, fale pro motorista onde você vai descer e ele te diz o valor. O troco eles não devolvem em dinheiro, você recebe um contra vale, depois você vai até a empresa e troca.
Aqui todos os ônibus são novos, modernos, bonitos e confortáveis. Eles respeitam os horários e nunca estão lotados. Começam a funcionar depois das 6 da manhã e param, o mais tardar, 23:30.
Dublin Bus:

Fora esses ônibus municipais e intermunicipais, temos os ônibus turisticos que fazem um roteiro pelos principais pontos da cidade. Custo: 16 euros. http://www.dublinbus.ie/Tourist-Information/Sightseeing-Tours/

Aqui tem um "metrô", mas não é subterrâneo, chamado Luas. Muito novo e moderno também. Você compra o bilhete nas máquinas das estações antes de entrar no vagão, as vezes fiscais estão conferindo bilhetes pela facilidade de entrar sem pagar. A tarifa também varia de 1,60 a 2,30.
Luas: 

E temos os trens chamados Dart, normalmente usados para lugares mais afastados, mas também são novos e modernos. Tarifa: 3,20.
Dart: 

E carro aqui também é muito barato, com 300 euros você consegue comprar um carro 98. Muito bom, né?
A direção aqui é do lado direito, quando eu cheguei, quase fui atropelada umas três vezes, agora eu já estou acostumada. Mas foi falta de atenção, porque na beira da calçada tem escrito direita ou esquerda com a seta virada pro lado certo.

Espero que vocês estejam gostando!!!
Amanhã venho aqui com mais novidades!

See you soon! ;)

Monday 19 September 2011

Alugando um apartamento em Dublin...

Bom dia, boa tarde ou boa noite!

Como sempre, sejam todos muito bem vindos! ;)

Ontem prometi contar como alugar um apartamento em Dublin, essa é uma informação muito importante, eu não tive alguém pra me falar sobre isso, então vim pra cá sem saber de nada e tive gastos inesperados!
Vamos lá... você poderá chegar aqui e conhecer mais pessoas e queiram fechar um apartamento ou você poderá entrar em um apartamento onde já tenha moradores.
Vamos supor que você chegou aqui e conheceu mais 3 amigos que queiram dividir um apê, agora é a hora de ir atrás... Então vocês terão que procurar um com 2 quartos duplos (nesses quartos podem ter duas camas de solteiros ou uma de casal). Existe um site muito simples e o mais conhecido aqui o Daft, lá você clica em Lettings e poderá selecionar o bairro, quantos quartos, quantos banheiros e fazer uma busca completa. Cada anúncio tem o telefone do dono do apartamento e o endereço, ligue para ele e combine um horário para visita, nunca confie nas fotos pois eles podem ser enganadoras. Só feche quando tiver certeza, você terão um contrato que poderá ser de 6 ou até 12 meses. Na hora de fechar e assinar contrato, é necessário pagar o valor do primeiro aluguel (ao contrário do Brasil, nós pagamos no começo de cada mês para viver) e esse mesmo valor de depósito. Depósito? Sim, como se fosse um cheque calção e um garantia para reservar o apartamento... será devolvido no final do contrato se estiver tudo em ordem no apê. Ou seja, no primeiro mês, vocês terão o dobro do gasto, por volta de 500 euros cada um.
Assim que receberem a chave, é só diversão. Aqui todos os apartamentos vem mobiliados, completos e se tiverem sorte, o dono se responsabilizará por tudo. Como o dono do nosso apartamento, super gente boa, se alguma estiver faltando alguma coisa ou se quebrar, ele repõe.
Nesse caso, de entrar num apê vazio, pode ser que você precisá assinar contrato com a empresa de internet  e tv (a melhor é a UPC), para isso tivemos um custo de 60 euros. O meu plano é super bom e pagamos 14 euros por pessoa por mês, somos em 4.
E o outro gasto que vocês terão é o da luz a cada 2 meses, por volta de 25 euros para cada um.
Água o governo não cobra! Isso mesmo, um gasto a menos :)

Agora, a outra opção de entrar num apartamento onde já existem moradores é um tanto quanto mais fácil, pois há muita gente passando suas vagas o tempo todo. Para achar uma, é só entrar no Daft, em Sharing e seguir os mesmos passos.
Ou então no facebook ou no orkut. Existe várias comunidades, mas as mais conhecidas no face, são: Classificados Dublin, Dublin para Brasileiros, Santo Irish ou Brazukas em Dublin.
Já no orkut: Dublin para Brasileiros com quase 10 mil pessoas.

Eu me disponibilizo para ajudar qualquer um a procurar o melhor cantinho, ok?
Vocês podem me contactar no face ou pelo email: liara@bct.ie



Até amanhã leitores!!!

Vocês viram a novidade do blog? Tradução para várias línguas ;)
Aguardem por mais!

Finalizando para tudo acontecer...

Olá queridos leitores!!
Muito bem vindos novamente :)

Final de semana é muito corrido pra mim, meu trabalho é sempre busy, mas tudo bem... dinheiro entrando é o que importa, não é? E eu ainda consegui um tempinho pra vir aqui compartilhar mais histórias! Eba!

Pra quem está chegando agora, eu estou contando como fazer acontecer um intercâmbio, nos posts anteriores você encontram os primeiros passos...

Quinto passo:
Acomodação. Quando você entra no país, passa pela imigração no aeroporto que decide se você irá entrar ou não. É muito raro alguém ter o visto negado, só se você não estiver com a sua documentação, sem comprovar nada, mas não será nosso caso.
Bom, nesses documentos, você precisará comprovar endereço. Ou seja, você tem algumas opções, como pagar uma host family (uma família irlandesa que recebe alunos com direito a duas refeições por dia, um quarto individual com internet) pelo tempo que achar necessário, pagar a acomodação da escola (a escola fornece um apartamento para receber seus alunos), tentar alugar um quarto em casa de estudantes antes de chegar e pedir pro Landlord (dono do apartamento) fazer uma carta dizendo que ele te receberá na casa dele, Irlandeses podem receber convidados, estudantes não. Ou fazer a reserva num hostel, para fazer essa reserva será cobrado 10%.

Amanhã posso explicar como funciona aqui para alugar um apartamento, ok?

Agora com a passagem comprada, escola paga, acomodação decidida, tudo fica mais fácil, é só aguentar a ansiedade e esperar chegar a hora. Eu lembro que comecei a minha contagem regressiva 1 mês antes, fiquei muito ansiosa, eu sabia que estava chegando mas a ficha só caiu depois que eu entrei no avião. É uma ansiedade tão gostosa.. Aproveitem muito esse mês! ;)

Agora um tópico muito importante.. Fazendo as malas!
Primeiro de tudo: nunca pense: Ah, isso aqui eu não uso aqui, mas pode ser que eu precise lá!
Nãããããoo, você também não vai usar aqui!!!
Traga somente o que usa frequentemente... Roupas de calor? Algumas, no verão a gente sempre consegue usar, mas não exagere porque aqui você poderá comprar muitas. Roupas de frio? SIM, todas que puder, mas lembre-se que aqui você com certeza vai comprar muuitas... Aproveitem e coloquem na mala, roupas íntimas, meias, meia calça e roupas térmicas para usar embaixo da roupa. Ah, remédios... aqui não se compra nem uma aspirina sem receita médica. Anti concepcional, pilúla do dia seguinte viagra se você precisa. hehehe!
Meninas!!!!! Não esqueçam de trazer calça jeans, o corte daqui é horrível! Vocês que gostam de fazer a unha, tragam seu kit.... esmalte aqui é caro e eu sinto muita falta das cores da Risque. Salto alto não vai ser tão necessário, andar de salto aqui é quase impossível, porque não temos carro e andamos a cidade inteira a pé. Sim, tragam um ou dois, mas é o suficiente.
Mais uma dica: camisinha nessa terra é cara, quem quiser aproveitar e trazer, sinta-se a vontade.
Guloseimas brasileiras.... ai como faz falta meus caros amigos!
E outra coisa, deixa pra comprar o que faltar aqui, roupa, tênis, a maioria das coisas são muito mais baratas.
Pronto, pode fechar a mala! =)

"Curiosidade do dia"

Valeu pela vista galera!
Continuem votando na minha enquete :)

Beijão e bom final de domingo!

Saturday 17 September 2011

Próximos passos para fazer acontecer o intercâmbio

Salve Salve!

Pra os novos visitantes, sejam todos MUITO bem vindos!! =)
Se já é sua segunda visita, MUITO obrigada por ter voltado... espero que continue gostando!!

Hoje vou continuar falando sobre como fazer acontecer um intercâmbio, que não é um monstro de sete cabeças....

A maioria das pessoas que decidem fazer um, procuram agências para comprar um pacote. Muito bom, pelo conforto que vai ter, por não presisar se preocupar com nada.
Mas aqui vai uma dica pra aqueles que gostam de economizar uma graninha: Fechar diretamente com a escola e comprando a passagem direto na companhia aérea é bem mais barato.
Já ouvi muita gente falando que não confia em comprar direto com escola, mas aqui eu digo para deixar vocês mais confiantes, é super normal as colocas aqui em Dublin terem vendedores brasileiros como funcionários, assim como eu.
Eu trabalho com o meu notebook, se alguém quiser conhecer a BCT Institute, eu mostro em chamada em tempo real, temos também uma página no facebook com os nossos alunos pra quem quiser pedir opinião ou tirar alguma dúvida.

Bom vamos lá, continuando os passos:

Segundo passo:
Escolhendo uma dia, isso pode ser uma tarefa bem fácil quando sua situação financeira é ótima... venha quando quiser!!
Se você pretende vir para estudar os primeiros 6 meses, sem trabalhar, porque será possível se manter sozinho (a), venha em outubro ou novembro, pois seu curso terminará no começo do verão, a melhor época para conseguir um trabalho.
Agora se você terá que trabalhar desde o começo para poder se manter, é melhor fazer ao contrário do caso anterior, venha em fevereiro ou março para trabalhar bastante e juntar uma boa graninha e depois fique tranquilo e estude com calma.


Terceiro passo:
Pagando o curso  na escola... Depois que você entrar em contato com a escola, você receberá uma ficha de matrícula, essa terá que ser enviada preenchida e com uma cópia do passaporte e comprovante de residência. Após receber os dados bancários da escola e efetuar o pagamento, é só esperar sua carta de matrícula chegar =)


Quarto passo:
Comprando a passagem!
Não será tão difícil ou burocratico... Confira todas as companhias aéreas para saber o que melhor preço.
Segue a lista dessas companhias:

Eu, vim com a KLM e gostei muito, ótimo serviço, a comida também era muito boa e várias refeições, cada poltrona sua própria tv digital com milhões de filmes, músicas, jogos, jornais, entre outras programações. A poltrona que não era muito confortável, mas dá pra chegar inteiro! hehe
Eu também consegui uma tarifa especial por ser de estudante, mas eu só pude comprar depois que minha carta de matrícula chegou, para comprovar. Penso as outras companhias devem ter um esquema parecido, acho que vale a pena conferir!

Opa! As dicas de hoje foram bastante importantes, confesso!
Amanhã conto o último capítulo da história, combinado?

Novidade no blog: VOCÊ SABIA?

Site do museu Titanic em Belfast: http://www.titanicwalk.com/

Agradenço mais uma vez a todos e ao Papai do céu, meu criador.
See you soon ;)
Liara

Bem vindos - Welcome - Fáilte

Bem vindos todos vocês que já vieram, que já estão, que vão vir para Dublin e aos curiosos! =)

Primeiramente, vou me apresentar... meu nome é Liara, tenho 22 anos e estou morando em Dublin há 6 meses.
O intuito deste blog além de me comunicar com a minha família e meus amigos, é ajudar, incentivar e dividir sonhos.
Darei dicas de como planejar um intercâmbio, como escolher a data, voô, escola, acomodação e de tudo o que vocês precisam para chegar até aqui e viver ou sobrevir na terra dos duentes! hehehe
Sei que a maioria das pessoas pensam e adorariam sair do país pra estudar ou trabalhar, juntar uma grana, ou qualquer que seja o objetivo, mas acabam não correndo muito atrás pra fazer acontecer... Bobos!
É muito mais fácil do que eu imagina, principalmente para vir para Dublin, que não precisa pegar o visto no Brasil, só pega depois que entra no país. Isso mesmo, quando você chega no aeroporto, ganha um visto de turista para 1 até 3 meses e só depois precisará ir até a imigração entregar os documentos para pegar o visto de 1 ano.
Visto de 1 ano?
Exatamente, comprando um curso de 6 meses de Inglês, você tem direito a 6 meses de férias!!!

Quais são os primeiros passos?
Aconselho que você pesquise muito o que será melhor para você, hoje em dia a internet é o melhor meio de para isso.
Se você gosta de frio, estará vindo para o lugar certo. Se você não gosta, assim como eu, venha aprender a gostar!
Depois de pesquisar bastante e decidir que é pra cá mesmo que você quer vir, hora de se mexer.
Já está com o passaporte em mãos? 
Se sim, uma coisa a menos para se fazer.
Se não,  vá até o site da Polícia Federal e faça o requerimento, preencha a ficha, imprima e pague a guia (na época eu paguei por volta de R$ 163), depois você precisará marcar uma entrevista num posto e pronto!

Primeiro passo:
Decidir a escola!!!
Como vocês já devem ter pesquisado, perceberam que existe muitas escolas em Dublin...
Umas são mais baratas, outras são mais caras... Como decidir?
Dica: nunca vá pela mais barata, você irá se arrepender profundamente. Tenho muitos amigos e conhecidos que vieram por essa tal mais barata... Além de não ter aula, ou ter com péssimos professores, você correrá o risco da escola simplesmente fechar de uma hora pra outra, como aconteceu com a Abbey College mês passado.E ter essa dor de cabeça longe de casa, não é legal!
E agora entra aquela parte da propaganda!!!
Eu atualmente estou trabalhando na BCT Institute, além de ser a escola que eu estudo também, que já está a 21 anos no mercado, trabalha com ótimos profissionais e tem uma excelente estrutura, salas amplas com no máximo 15 alunos, computadores disponíveis, wifi gratuito em todo prédio, cozinha com geladeira e microondas.




Temos ótimos preços e condições, fiquem a vontade para entrar em contato!
liara@bct.ie

Bom, hoje eu vou ficando por aqui...
Amanhã eu volto com os próximos passos, não percam!
Não esqueçam de deixar sua opinião e/ou sugestão, responda a enquete ao lado ou deixe seu comentário!

Muito obrigada pela sua visita e espero que vocês tenham gostado...
Aguardem que logo mais, terei muitas novidades!